Previdência associativa e instituída: entenda esses tipos de previdência fechada

No Brasil, há dois tipos de Previdência: a pública e a privada, também conhecida como Previdência Complementar. A Previdência Fechada é um dos tipos de previdência complementar que temos disponível no mercado. Como seu nome diz, ela é fechada – isso significa que ela é especialmente feita para ou por empresas, associações e companhias, e de uso exclusivo de seus colaboradores.

Diferentes das previdências complementares abertas, oferecidas por bancos e seguradoras e feitos para qualquer pessoa que queira investir, a previdência complementar fechada funciona com investimentos similares, mas com resultados diferentes.

Com vantagens e planos feitos com mais exclusividade, as entidades que optam por um modelo de previdência fechada podem oferecer melhores resultados para os seus colaboradores, ao oferecer contrapartidas vantajosas nos planos contratados, contando também com incentivos fiscais e sem fins lucrativos, revertendo todos os recursos aplicados para o próprio fundo.

Quais são os tipos de Previdência Fechada?

A Previdência Complementar Fechada pode ser feita em duas modalidades, a Associativa e a Instituída.

Previdência Associativa

Um dos resultados da edição da Lei Complementar nº 109 em 2001, a Previdência Complementar Fechada Associativa, ou apenas Previdência Associativa, é uma conquista dos trabalhadores vinculados à entidades representativas. Aqui estamos incluindo cooperativas, associações, órgão de classe, sindicatos ou qualquer entidade de caráter classista, profissional e setorial.

Nascida dos interesses das associações e classes trabalhadoras, esse tipo de previdência se diferencia das demais, propiciando a criação de planos com flexibilidade para atender a um público diferenciado, se tornando uma realidade na vida de muitos trabalhadores brasileiros em diferentes setores.

Regida pelo Ministério da Previdência Social, esta modalidade de previdência apresenta as maiores vantagens para o trabalhador, e algumas características principais que a define, que segundo a legislação, são:

  • Os planos de benefícios deverão ser estruturados na modalidade de contribuição definida;
  • As entidades de previdência criadas por instituidores deverão terceirizar a gestão dos recursos do plano de benefícios;
  • As pessoas jurídicas (associações, cooperativas, sindicatos e conselhos profissionais) podem aportar recursos aos planos instituídos em relação aos seus empregados ou membros e associados vinculados ao plano de benefícios;
  • O patrimônio do plano deve ser completamente segregado do patrimônio do instituidor e também do patrimônio da entidade terceirizada responsável pela gestão dos recursos.

Previdência Instituída, ou família

Assim como os planos de Previdência Associativa, os planos de Previdência Instituída são promovidos por órgão de classe, sindicatos, cooperativas ou conselho profissional, mas se difere do primeiro por ser voltado para a ser contratado também por familiares dos colaboradores de uma entidade.

Essa decisão, renovada em 2018, trouxe mais possibilidades para famílias e dependentes financeiros de colaboradores de empresas e corporações para planos mais vantajosos, naquilo que eles chamam de Planos de Previdência Familiar.

O plano de Previdência para a família pode ajudar seus colaboradores ao trazer para a mesma base de investimentos as previdências pré-existentes de seus membros ou até mesmo instituir, sobre os mesmos valores pagos pelo colaborador, um plano que pode cobrir toda a sua família sem grandes esforços.

Gestão de planos de Previdência Complementar

Entre a Associativa e a Instituída, qual é o melhor de se investir? Quem pode te ajudar com isso, sem dúvidas, é um consultor financeiro ou o responsável pelo departamento em sua empresa. Com uma experiência maior e melhores estratégias, confie sempre em um profissional competente na hora de tomar as decisões sobre a sua previdência e seus investimento futuros.

Fundos de previdência instituída já contam com o ERP de previdência da Mestra, o Sysprev, e seus módulos com funcionalidades adicionais. Presente na atividade desses fundos, a Mestra Informática também oferece consultoria técnica e soluções sob-medida para previdência, aumentando a eficiência do trabalho de dirigentes, conselheiros e administradores de fundos.

Quer saber como implementar nosso sistema ERP? Mande uma mensagem.

Nenhum comentário

Postar um comentário