Automatizando processos com Business Process Management

Business Process Management (na sigla, BPM), ou em bom português, Gestão de Processos de Negócios, é um conjunto de práticas focadas na melhoria contínua dos processos de uma empresa.

Feito para ser uma abordagem de gerenciamento adaptável, esse sistema de gestão tem como objetivo integrar as estratégias da empresa às expectativas e necessidades de seus clientes, gerenciando e organizando processos para um maior ganho de eficiência dentro das atividades da empresa.

Embora muitas pessoas tentem encaixar o BPM como uma metodologia ou estrutura de negócio, o ideal é enxergar mais como uma capacidade de organização do que apenas um conjunto de ferramentas.

As vantagens de se trabalhar com o Business Process Management

Fazer a Gestão dos Processos de Negócio com um software te oferece o melhor dos mundos neste sentido, com uma gestão integrada e inteligente para a sua empresa. Entre os muitos benefícios que você encontra com um bom sistema de BPM, nós destacamos:

Automação

Com mais agilidade para os processos, priorizando e direcionando os processos repetitivos de forma automática, a automação que o BPM traz facilita no alinhamento da equipe com a organização dos trabalhos.

Eficiência

O aumento da eficiência se dá com a informatização de processos e o seu melhor entendimento para como devem ser conduzidos pela equipe.

Redução de Custos

Com o aumento da eficiência e a automatização de processos repetitivos, a redução dos custos dentro da empresa é viabilizado de forma mais clara e rápida à medida em que a empresa vai se inteirando melhor de cada um de seus processos de acordo os insights de operações de negócio oferecidos pelo software.

Aumento de produtividade

Com a eliminação de barreiras e facilitação no fluxo de trabalho, a padronização de processos e reconhecimento de cada um por parte da equipe faz com que o ciclo de trabalho se torne cada vez mais produtivos, o que nos leva ao próximo ponto!

Maior controle

Com indicadores de desempenho estabelecidos pelo BPM, mostrando as curvas de performance da empresa em relação aos seus processos, assim como em relação aos meses anteriores, proporcionando mais facilidade no controle da qualidade do trabalho de cada equipe envolvida.

Transparência nos processos

Com a automatização e controle dos processos em ordem, nós verificamos cada vez mais a consciência de todos os colaboradores da empresa com as tarefas de cada equipe e a execução de suas próprias atividades com mais qualidade e aderência aos objetivos e metas dentro da empresa, melhorando a comunicação interna entre as equipes e reforçando a cultura de empatia.

As etapas para o Business Process Management

Agora que você já sabe o que é o Business Process Management e quais as vantagens que ele pode oferecer para a sua empresa, é importante também explicarmos as etapas envolvidas na sua implementação.

Chamadas de seis fases do ciclo de vida, o BPM é entendido como um projeto que é feito de acordo com as demandas da empresa, com uma abordagem flexível e que pode se adaptar de acordo com qualquer empresa, não importando seu segmento ou porte.

 

Projeto

 

Nesta fase, se faz a identificação dos processos da empresa, assim como o reconhecimento e documentação das atividades da empresa, entendendo quais seus pontos em comum, porque foram desenvolvidas e a que propósito servem.

Aqui também é o momento em que se alinha internamente o planejamento estratégico da empresa, obtendo uma visão macro de como está estruturado todo o conjunto de processos, identificando quais são primários, quais são de gestão e quais são de apoio.

 

Modelagem

 

Após o desenho do projeto, nós chegamos na etapa na qual fazemos a análise dos processos. Esta etapa vai te proporcionar um conhecimento profundo de como as coisas estão acontecendo e como são feitas as entregas, assim como por quais gargalos elas passam e os desafios envolvidos em cada momento da atividade.

Os pontos a serem avaliados dentro desta etapa são:

  • Estratégia, metas e indicadores;
  • Contexto dos processos dentro do perfil do negócio;
  • Funcionalidade e resultados de cada um;
  • Entradas e saídas, incluindo fornecedores e clientes;
  • Transição de processos entre equipes, áreas e departamentos;
  • Mensuração dos recursos e de como estão sendo aplicados.

 

Simulação

 

Após desenhar o projeto e analisar seus processos, chegamos na etapa de Simulação, para que possamos, através de um desenho de cada um dos processos, visualizá-los da melhor maneira para a empresa.

Com uma esquematização, permitimos que eles sejam visualizados dentro de uma “big picture” de todas as atividades da empresa, com início, meio e fim de seu andamento, assim como as equipes envolvidas e impactadas por cada uma das atividades.

Com isso, temos um melhor entendimento de de como as coisas acontecem, mas também podemos identificar de forma mais clara onde ocorrem falhas e o que poderia ser melhorado. Assim podemos decidir coisas como: o que precisa ser mudado, o que deve ser cortado logo no início, como as equipes podem se integrar de forma mais fácil, etc. A palavra-chave desta etapa é organização.

 

Execução

 

Depois das etapas de análise e planejamento, chegamos ao momento em que devemos executar. A etapa de implantação dos processos conta com toda a estrutura criada pelas três anteriores e é o momento no qual colocamos tudo em prática.

Nesta etapa são testadas todas as propostas de mudanças nos processos, com treinamentos e reforço de uma comunicação integrada entre toda as equipes e colaboradores da empresa para que todos os envolvidos estejam conscientes das decisões tomadas e mudanças que acontecerão daqui para frente.

Aqui é necessário o envolvimento de diversos níveis gerenciais, para que as lideranças passem com clareza a forma como a empresa precisa performa para as suas respectivas equipes.

 

Monitoramento

 

Esta etapa serve como sustentação para tudo que foi trabalhado e implementado desde o início do projeto, monitorando e ajudando a encontrar melhores formas de prosseguir com as mudanças propostas assim que elas se estabelecem dentro da empresa.

Aqui nós trabalhamos com medidas como:

  • Tempo de conclusão de cada processo;
  • Custos despendidos;
  • Resultados gerados por cada um deles;
  • Qualidade da execução (se houve atrasos, retrabalhos e se a entrega foi satisfatória)

 

Melhoria

 

A etapa de melhoria é um processo contínuo. Resultado final de todas as etapas anteriores, é nela que vemos o compartilhamento de resultados e a análise posterior para melhorar os processos e a forma como o trabalho tem sido feito até então.

Por ser permanente, essa etapa exige que a comunicação interna esteja bem alinhada, assim como as lideranças da empresa bem envolvidas nos compartilhamentos dos resultados da empresa.

É nesta etapa que temos também o fechamento do primeiro ciclo e o re-início do projeto para que a empresa alcance sempre os melhores níveis esperados a cada passo que toma em direção às melhorias exigidas no mercado.

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